Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

The Rolling Stones – Exile On Main St. (1972)



Selo – Rolling Stones Records
Produção – Jimmy Miller
Projeto Gráfico – Robert Frank
Local de gravação – Inglaterra/França
Duração – 66:25

Em 1972, os Stones eram foras-da-lei – se bem que, agora, estavam fugindo dos impostos, e não dos demônios que os haviam perseguido três anos antes – e só aqueles de estômago forte conseguiam acompanhá-los. Quando a banda chegou à vila de Keff, no sul da França, levava junto apenas os amigos mais chegados, mas os 12 meses de gravação e mixagem de Exile On Main St.cobraram seu tributo. Havia, como sempre, o ácool e as drogas. Eles tinham escolhido morar e viver juntos numa mansão desconfortável – um antigo quartel general dos nazistas - , o que acabou sendo um inferno. A decisão de Mick de desparecer com Bianca só colaborou para o mal-estar geral.
Exile On Main St. Foi, portanto, uma criação de Richards, mas ele não teria feito nada sem o melhor time de músicos de apoio com o qual havia tocado: Jimmy Miller (produção e percussão), Bobby Keyes (saxofone), Jim Price (trompete e trombone) e Nick Hopkins (piano) estão presentes em todo disco, fazendo um som relaxado que tanto esconde quanto valoriza a música. O conhecido fotógrafo Robert Frank foi contratado para criar a capa do álbum, seguindo a linha “e nós somos esquisitos?”. Depois ele acompanhou a turnê da banda pelos Estados Unidos para fazer um road movie, Cocksucker Blues, mas, quando os Stones viram o copião, perceberam claramente a diferença entre ser sexy e ser machista, e cancelaram o trabalho.
E a música? A banda odiou o álbum, mas, para quem gosta de rock, o DNA do gênero está todo alí, espalhado por aqueles quatro lados muito melhores do que The White Album. Nem tudo o que se ouve falar do disco é verdade, mas é melhor acreditar na lenda. Os Stones nunca mais seriam tão bons. Das faixas, vale destacar “Rocks Off”, “Tumbling Dice”, “Happy”, “Let It Loose” e a épica “Shine a Light”. - David Hutcheon

0 comentários:

Postar um comentário