Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source


The Rolling Stones – Beggars Banquet (1968)

Selo – Decca
Produção – Jimmy Miller
Projeto Gráfico – Tom Wilkes
Nacionalidade – Inglaterra
Duração – 39:43

“Era uma época mágica, porque eu realmente consegui transformar minhas fantasias juvenis num estilo de vida.” - Keith Richards, 1987.

Os dois anos anteriores não tinham sido particularmente bons para os Stones. Mick Jagger e Keith Richards foram presos na casa de Keith em Sussex, o que resultou num processo judicial nocivo para sua imagem. O uso de drogas e repetidas detenções transformaram Brian Jones, o primeiro lider da banda, numa sombra do músico multitalentoso que havia sido. E eles haviam perdido o bonde da história psicodélica com o desorientado disco Their Stanic Majesty's Request.
Desse caos nasceu Beggars Banquet. Os Stones deixaram de lado a parafernália psicodélica dos estúdios e voltaram às suas raízes no blues e no country para produzir um disco acústico clássico, que também dava pistas do caminho mais sombrio que sua música tomaria pouco mais tarde. A elegante “Jumpin' Jack Flash” os levou ao seu primeiro lugar nas paradas em dois anos e nela está um de seus riffs mais famosos. “Street Fighting Man” aderiu ao movimento de 1968, um gesto de apoio aos protestos estudantis e à desobediência civil. A épica “Sympathy For The Devil” une a letra infame a uma despojada batida de samba. Há que se destacar a ausência de Jones do disco, embora sua slide guitar em “No Expectations” seja uma lembrança de glórias passadas.
A Capa do álbum é um convite simples ao banquete do título, apesar de o fundo branco, infelizmente, remeter à obra-prima do Beatles, conhecida como o Álbum Branco, lançada algumas semanas antes. Mas isso não interferiu. O disco dos Stones vendeu aos milhares nos Estados Unidos e na Inglaterra.
O sombrio country blues de Beggars Banquet se tornou a marca registrada do grupo, que os Rolling Stones exploram à exaustão nos três álbuns posteriores. Os quatro anos seguintes, até o lançamento de Exile On Main St., de 1972, ainda permanecem como sua época de ouro. - Robert Dimery

0 comentários:

Postar um comentário